Sergio Busquets l Números e carreira do volante espanhol

Que tal ser um dos principais jogadores da história da seleção nacional do seu país e ídolo incontestável do Barcelona? Este é Sergio Burgos Busquets, natural de Sabadell e volante histórico de 36 anos de idade. Com uma carreira recheada de títulos pela Espanha e o Barça, ele é um dos mais vitoriosos atletas deste século.

Após breve passagem pelo modesto Terrassa FC, aos 16 anos, Sergio Busquets dedica toda a carreira ao Barcelona, um dos principais clubes de futebol do planeta. Sua estreia acontece na temporada 2008-09, aos 20 anos, quando disputa 41 jogos oficiais pelos Culés, marca três gols e anota 1 assistência.

No ano seguinte, titular estabelecido do Barcelona e já campeão da Liga dos Campeões da Europa, da La Liga e do Mundial de Clubes, Sergio Busquets serve a seleção espanhola pela primeira vez. Durante a Copa das Confederações de 2009, participa de três jogos e dá início a uma trajetória marcante na Fúria.

AOS 22 ANOS, SERGIO BUSQUETS FAZ HISTÓRIA COM A ESPANHA

Dono de uma ascensão meteórica no Barcelona e na seleção espanhola, Sergio Busquets é convocado para a disputa da Copa do Mundo de 2010. Na África do Sul, participa dos sete jogos da campanha vitoriosa da Espanha no torneio, que culmina no 1º título mundial de sua história. Aos 22 anos, ele conquista o mundo pelo clube e pela seleção.

Agora estabelecido como um dos jogadores mais promissores de sua geração, Sergio Busquets dedica os próximos 12 anos de sua carreira ao Barcelona. Apesar do destaque, decide não deixar o clube espanhol mesmo em momentos de especulações e propostas. Já pela Espanha, disputa mais três Copas do Mundo e conquista a Eurocopa em 2012.

Além do coletivo, Sergio Busquets redefine a posição de 1º volante na última década e é escolhido parte da equipe ideal de diversas competições, entre elas o Campeonato Espanhol e a UEFA Champions League. Nem mesmo a idade tira os minutos do jogador pelo Barcelona e ele realiza mais de 40 jogos em todas as temporadas pelo clube.

A IMPROVÁVEL DESPEDIDA DE SERGIO BUSQUETS E O REENCONTRO COM MESSI

Após uma das carreiras mais vitoriosas que um atleta pode registrar, Sergio Busquets decide se despedir do Barcelona. Em julho deste ano, o volante deixa a Espanha com 722 jogos oficiais e 18 gols, além de mais de 25 títulos de expressão. O destino? Inter Miami, na MLS, para o reencontro com um velho conhecido.

Contemporâneo de Lionel Messi, Sergio Busquets decide não renovar com o Barcelona em 2023 e assina com o Inter Miami. Até o momento, o volante soma 20 jogos e 1 assistência em seu novo clube, o 1º e possivelmente último depois de deixar os Culés. Em Miami, ele também atua ao lado de Jordí Alba e Luis Suárez, ex-companheiros na Espanha.

Agora na MLS, Sergio Busquets segue desfilando o estilo clássico que o acompanhou no Barcelona e na Espanha. Entre os fãs desta geração do futebol, ele é considerado um dos melhores volantes que jogaram o esporte. Seus números e suas atuações justificam as opiniões e, aos 35 anos, ele ainda encanta nos gramados internacionais.

FICHA TÉCNICA: SERGIO BUSQUETS

Clubes: Terrassa e Barcelona
Clube Atual:
Inter Miami

Números na Atual temporada: 20 jogos; 0 gols e 1 assistência
Números ao longo da carreira
: 742 jogos, 18 gols e 44 assistências (Clubes) / 143 jogos, 2 gols e 1 assistência (Seleção)

Títulos: Mundial de Clubes (3x), Copa do Mundo, Liga dos Campeões (3x), Campeonato Espanhol (9x), Supercopa da Europa (3x), Eurocopa, Leagues Cup, Copa do Rei (7x), Supercopa da Espanha (7x).

Prêmios Individuais: Revelação do Campeonato Espanhol (08-09), Melhor jogador da final da Liga das Nações da UEFA, Equipe Ideal da Liga dos Campeões, Equipe Ideal da Euro e Equipe ideal da La-Liga.


No Esporte Stats você acompanha tudo sobre os campeonatos nacionais e internacionais dos diversos esportes espalhados pelo Mundo, além de estatísticas, informações e notícias esportivas. Portanto, acesse nossa página no Facebook e acesso nosso perfil no Twitter para saber mais e não perder nenhuma postagem do site.

This post was last modified on 26 de dezembro de 2023 19:00

Marcos Garcia: Jornalista formado pela PUC-PR. Já escrevi sobre diversos esportes ao longo dos anos. Aqui, falo e escrevo sobre futebol e suas histórias.

This website uses cookies.