Douglas Costa de Souza é um atacante brasileiro de 33 anos idade. Natural de Sapucaia de Sul-RS, ele inicia a carreira nas categorias de base do Grêmio. Após atuar desde o Sub-13 pelo tricolor, estreia no time profissional em 2008, aos 18 anos. Rapidamente, por conta do seu talento, entra na mira do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
Em 2010, o Grêmio confirma a venda de Douglas Costa a Ucrânia por 8 Milhões de Euros. Em sua primeira passagem pelo tricolor, ele participa de três gols em 38 partidas oficiais. Além disso, como atleta do clube gaúcho, vence o Mundial Sub-20 com a seleção brasileira e também disputa o Sul-Americano da categoria.
Agora na Europa, Douglas Costa vira peça fundamental de um projeto vencedor do Shakhtar Donetsk. Dentro do futebol ucraniano, ele ajuda o clube a conquistar 11 títulos, sendo cinco deles do principal campeonato do país. Mais do que isso, Douglas se transforma em talento cobiçado de clubes mais tradicionais do continente.
OS NÚMEROS DE DOUGLAS COSTA NA UCRÂNIA E A MUDANÇA DE PATAMAR
Entre 2010 e 2015, Douglas Costa passa seis temporadas no Shakhtar Donetsk. Ao todo, o meia-atacante marca 38 gols e distribui sete assistências. Após a temporada 2014/2015, quando participa de seis gols ao longo do ano, ele é vendido ao Bayern de Munique. Para contar com ele, o time alemão investe 30 Milhões de Euros.
Como atleta do Bayern de Munique, Douglas Costa realiza duas passagens. De 2015 a 2017, o atacante disputa 77 jogos, marca 14 gols e da 19 assistências. Já em 2021, agora por empréstimo, ele realiza outras 20 partidas oficiais pelo clube e marca 1 gol. Com o Bayern, Douglas conquista cinco títulos, entre eles três Bundesliga.
Em 2017, Douglas Costa é emprestado a Juventus e realiza temporada com 21 participações em gols. No ano seguinte, o brasileiro é adquirido por 40 Milhões de Euros pelo clube italiano, onde atuar por quatro temporadas. Com a camisa da Velha Senhora, conquista seis títulos, anota 10 gols e dá 19 assistências no período.
DOUGLAS COSTA NA COPA DO MUNDO E O RETORNO AO BRASIL
Vestindo a camisa da Seleção Brasileira, Douglas Costa soma 31 jogos e 3 gols. Além do título do Mundial Sub-20 em 2009, ele também disputou a Copa América em 2015 e a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Desde novembro daquele ano, ele não faz uma partida oficial com a camisa do Brasil.
Após ser multicampeão no futebol europeu, Douglas Costa retorna ao Brasil em 2021. Cercada de expectativa, a volta do atleta ao Grêmio é marcada por pouca produção dentro de campo e muitas polêmicas fora dele. Com isso, o jogador deixa o clube ao final da temporada com 28 jogos, 3 gols e 2 assistências.
Nas últimas duas temporadas, Douglas Costa atua pela primeira vez no futebol norte-americano. Na MLS, ele participa de 49 jogos, marca 8 gols e dá 8 assistências. Para 2024, o desafio do atacante de 33 anos será novamente no Brasil, já que o Fluminense o contratou para disputar os principais campeonatos do continente pelo tricolor.
FICHA TÉCNICA: DOUGLAS COSTA
Clubes: Grêmio, Shakhtar Donetsk, Bayern de Munique, Juventus e La Galaxy
Clube Atual: Fluminense
Números ao longo da carreira: 549 jogos; 72 gols e 60 assistências.
Títulos: Campeonato Ucraniano (5x), Supercopa da Ucrânia (3x), Copa da Ucrânia 3x), Bundesliga (3x), Copa da Alemanha, Mundial de Clubes da FIFA, Campeonato Italiano (3x), Copa da Itália, Supercopa da Itália, Recopa Gaúcha e Mundial Sul-Americano Sub-20.
No Esporte Stats você acompanha tudo sobre os campeonatos nacionais e internacionais dos diversos esportes espalhados pelo Mundo, além de estatísticas, informações e notícias esportivas. Portanto, acesse nossa página no Facebook e acesso nosso perfil no Twitter para saber mais e não perder nenhuma postagem do site.