Danrlei de Deus Hinterholz é um ex-goleiro de futebol. Hoje, aos 50 anos e aposentado do esporte, permanece na lista dos maiores jogadores da história do Grêmio, clube pelo qual atuou por 11 anos. Natural de Crissiumal, no Rio Grande do Sul, ele inicia a carreira nas categorias de base do tricolor gaúcho, no fim dos anos 90.
A estreia de Danrlei como profissional pelo Grêmio acontece em 1992. Aos 19 anos, acaba participando de duas partidas como titular ao longo do ano e é relacionado constantemente. A confirmação como peça importante do tricolor vem em 1993, quando ele disputa 22 jogos ao longo da temporada e conquista a titularidade.
Estabelecido como titular do Grêmio aos 21 anos, Danrlei faz 70 jogos na temporada de 94. Além disso, conquista o seu segundo título como profissional pelo clube e o primeiro como protagonista. Com a taça da Copa do Brasil naquele ano, o tricolor garante vaga na Libertadores da América em 1995. Era o início de uma era de conquistas.
DANRLEI BRILHA E VENCE A LIBERTADORES COM O GRÊMIO AOS 22 ANOS
Um dos membros mais jovens do elenco do Grêmio em 1995, Danrlei faz 55 jogos naquela temporada, conquista o Campeonato Gaúcho e leva o tricolor ao tão sonhado título da Libertadores. Com o sucesso local, acaba convocado para a Seleção Brasileira e disputa da Copa América, mas não entra em campo.
Já em 1996, Danlei realiza 49 jogos e ajuda o Grêmio a conquistar o Campeonato Brasileiro, a Recopa Sul-Americana e o Gauchão. Um ano depois, com ele novamente no comando, o tricolor volta a vencer a Copa do Brasil. Em um período de cinco temporadas no time gaúcho, o goleiro soma oito títulos e também disputa as olímpiadas com o Brasil.
Entre 98 e 2023, Darnlei faz outras seis temporadas com a camisa gremista. Com mais dois títulos gaúchos, uma Copa Sul e uma nova Copa do Brasil em 2001, ele se despede do clube no início do século, eternizado como um dos maiores vencedores da história do Grêmio. Em 2003, aos 30 anos, o goleiro símbolo do tricolor busca novos ares.
OS ÚLTIMOS ANOS DA CARREIRA DE DANRLEI E A VIDA PÓS-FUTEBOL
Entre 2003 e 2009, Danrlei passa por grandes clubes do futebol nacional, entre eles o Fluminense, o Atlético-MG e o Remo. Além disso, o ídolo gremista também se aventura no futebol português, em 2006, ao disputar seis partidas pelo modesto Beira-Mar. Apesar disso, após a saída do Imortal, ele tem poucas oportunidades e não volta e vencer títulos.
Em 12 de dezembro de 2009, Danrlei promove seu jogo de despedida no estádio olímpico, em Porto Alegre, antiga casa do Grêmio. Na partida, nomes como Jardel, Paulo Nunes, Dinho, Adílson e outros ídolos gremistas se despedem ao goleiro histórico. A partir de 2010, 19 anos após a sua estreia como profissional, ele passa a dedicar a vida à política.
Após passar por uma traumática experiência em seu último clube, o Brasil de Pelotas, Danrlei deixa o futebol para ingressar na política. Em 2010, é eleito Deputado Federal no RS, cargo que exerce até hoje após quatro reeleições. Já em 2021, atuou na Secretaria do Esporte do Rio Grande Sul, deixando a função no ano seguinte.
FICHA TÉCNICA: DANRLEI
Clubes: Grêmio, Fluminense, Atlético-MG, Remo, São José-RS, Beira-Mar e Brasil de Pelotas.
Números ao longo da carreira: 692 jogos e 1 assistência
Títulos: Campeonato Gaúcho (5x), Copa do Brasil (3x), Copa Libertadores da América, Recopa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro e Copa Sul.
No Esporte Stats você acompanha tudo sobre os campeonatos nacionais e internacionais dos diversos esportes espalhados pelo Mundo, além de estatísticas, informações e notícias esportivas. Portanto, acesse nossa página no Facebook e acesso nosso perfil no Twitter para saber mais e não perder nenhuma postagem do site.