Artilheiro por onde passa, ídolo de uma das maiores seleções da história do futebol e decisivo. Este é Edinson Roberto Cavani Gómez, atacante de 36 anos. Natural de Salto, no Uruguai, ele é um dos principais camisas 9 do século e conta com um currículo invejável. Atualmente, joga pelo Boca Juniors e disputou a final da Libertadores recentemente.
Cria das categorias de base do Danubio, Cavani estreia como profissional na temporada de 2006, aos 19 anos. Com um desempenho acima do esperado para a sua idade, marca 12 gols em 30 jogos e logo chama a atenção do Palermo. No mesmo a no, o jovem atacante uruguaio é negociado com o futebol italiano, onde construiria uma carreira brilhante.
No Palermo, Cavani disputa quatro temporadas em alto nível e anota 37 gols em 117 jogos. Com isso, o Napoli decide pagar 12 Milhões de Euros para contar com ele em definitivo após um período de empréstimo entre 2010 e 2011. Em sua 2ª aventura no futebol italiano, o atacante ganha status mundial e muda de patamar.
O DESTAQUE DE CAVANI NO NAPOLI E A MUDANÇA PARA A FRANÇA
Agora contratado em definitivo pelo Napoli, Cavani ganha novo status no futebol mundial. Como atacante de um dos mais tradicionais times da Itália, lidera a artilharia do campeonato nacional na temporada 2012-13, com 29 gols anotados. Além disso, também marca 5 gols durante a Copa Itália em 2011-12, número máximo daquela edição.
Em três temporadas com o Napoli, Cavani disputa 138 jogos e marca 104 vezes. Com isso, em uma nova fase de investimentos, o PSG o contrata como parte fundamental de um projeto ousado no futebol francês. Por um valor próximo dos 65 Milhões de Euros, o uruguaio deixa a Itália e se transfere para o mais novo milionário do esporte.
Na França, Cavani conquista todos os títulos locais possíveis pelo PSG. Além disso, lidera a artilharia do Campeonato Francês em duas oportunidades e da Copa da Liga Francesa em outras três. Em 2018, ano em que participa de sua 3ª copa consecutiva com o Uruguai, termina com a artilharia isolada das Eliminatórias sul-americanas, com dez gols.
A DESPEDIDA DE CAVANI NA FRANÇA E O RETONO À AMÉRICA DO SUL
Após 301 jogos oficiais e 200 gols anotados, Cavani se despede do PSG na temporada 2019-20. Em sete anos como atleta do clube francês, ele se transforma um dos principais atacantes do futebol mundial. Com isso, mesmo após ultrapassar a marca dos 30 anos, assina com o Manchester United em 2021 e permanece na Europa.
A passagem pelo futebol inglês, porém, não ocorre da forma como Cavani esperava. Em 59 partida pelo Red Devils, ele marca 19 vezes e deixa o clube sem deixar saudades. Em seguida, o uruguaio realiza a sua última temporada na Europa antes de retornar à América do Sul. Pelo Valencia, em 2022-23, marca 7 gols em 28 jogos.
Atualmente, Cavani defende as cores do Boca Juniors e tem contrato até o final de 2024. No futebol argentino, ele soma 3 gols em 16 partidas oficiais. Já no futebol de seleções, está próximo de se despedir da seleção uruguaia com um currículo brilhante: 136 jogos, 58 gols, quatro copas do mundo e o título da Copa América, em 2011.
FICHA TÉCNICA: CAVANI
Clubes: Danubio, Palermo, Napoli, PSG, Manchester United e Valencia
Clube Atual: Boca Juniors
Números na Atual temporada: 44 jogos; 10 gols e duas assistências
Números ao longo da carreira: 817 jogos e 441 gols
Títulos: Campeonato Uruguaio, Copa da Itália, Campeonato Francês (6x), Copa da Liga Francesa (6x), Supercopa da França (4x), Copa da França (5x) e Copa América.
Prêmios Individuais: Equipe ideal do Campeonato Francês (3x) e Golden Foot (2018).
No Esporte Stats você acompanha tudo sobre os campeonatos nacionais e internacionais dos diversos esportes espalhados pelo Mundo, além de estatísticas, informações e notícias esportivas. Portanto, acesse nossa página no Facebook e acesso nosso perfil no Twitter para saber mais e não perder nenhuma postagem do site.