Alan Patrick l A carreira do camisa 10 do Internacional

Em 2023, poucos jogadores da América do Sul registraram um ano tão produtivo quanto Alan Patrick. Camisa 10 do Internacional, um dos mais tradicionais clubes do Brasil, o meio-campista termina a temporada com 16 gols e 10 assistências em 62 jogos oficiais. Em 2024, ano em que completa 33 anos, ele busca vôos mais altos.

Natural de Catanduva (SP), Alan Patrick inicia a carreira no Santos. Pelo Peixe, faz parte de uma geração de ouro do clube paulista e estreia como profissional em 2010. Ao lado de Neymar e Paulo Henrique Ganso, disputa 19 partidas ao longo do ano e marca 4 gols. Mais do que isso, participa dos títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista.

No ano seguinte, Alan Patrick faz apenas 14 jogos e marca 2 gols com a camisa do Santos. Apesar do título da Libertadores, o Meia vai em busca um novo desafio e é negociado por 4 Milhões de Euros no meio da temporada. O destino do atleta é o Shakhtar Donetsk, equipe conhecida por apostar em jovens brasileiros.

A CARREIRA DE ALAN PATRICK NA EUROPA E O RETORNO AO BRASIL

Na Ucrânia, Alan Patrick passa por um período ruim entre 2011 e 2013. Por conta disso, acaba emprestado ao Internacional apenas dois anos após a sua chegada ao futebol europeu. Durante a primeira passagem pelo colorado, anota 5 gols e dá 6 assistências. Além disso, conquista o Campeonato Gaúcho de 2014.

Antes de retornar ao futebol ucraniano, Alan Patrick é emprestado para outros dos times brasileiros. Pelo Palmeiras, ele participa de 13 jogos em 2015 e marca 1 gol, com duas assistências. Já pelo Flamengo, o Meia completa 76 partidas, marca 15 gols e dá 11 assistências. Agora mais maduro, volta ao Shakhtar Donetsk na temporada 2016/17.

Em sua segunda tentativa no futebol europeu, Alan Patrick finalmente deslancha. Com isso, em cinco temporadas pelo Shakhtar Donetsk, conquista sete títulos, marca 20 gols e dá 25 assistências. Ao todo, chega aos 135 jogos com a camisa do time ucraniano, mas decide retornar ao Brasil em janeiro de 2022. De volta ao Internacional, ele mantém o ótimo nível.

A VOLTA DEFINITIVA AO BRASIL E O RESSURGIMENTO DE ALAN PATRICK

Após completar 30 anos, Alan Patrick volta ao Internacional em 2022. Apesar dos números sólidos na Ucrânia, o retorno do meia ao futebol brasileiro causa desconfiança. Em sua primeira temporada no Colorado, ele participa de 30 jogos e marca 7 gols, além de 4 assistências. Porém, a consagração viria no ano seguinte.

Em 2023, Alan Patrick leva o Colorado à semifinal da Libertadores da América e é escolhido um dos melhores jogadores do torneio. Em uma temporada com mais de 60 jogos disputados, ele dobra o número de gols e assistências de 2022 e se consolida como o camisa 10 do Internacional. No momento, ele tem contrato até 2025 com o time gaúcho.

Para a próxima temporada, Alan Patrick busca manter o nível de 2023 e levar o Internacional novamente a um título de expressão. Além disso, o Meia quer voltar a ser chamado para a seleção brasileira; Ao todo, entre as categorias Sub-19, Sub-20 e principal, ele soma 12 jogos e 2 gols com a Amarelinha durante a carreira.

FICHA TÉCNICA: ALAN PATRICK

Clubes: Santos, Shakhtar Donetsk, Palmeiras e Flamengo
Clube Atual:
Internacional

Números na Atual temporada: 62 jogos; 16 gols e 10 assistências.
Números ao longo da carreira
:  415 jogos, 73 gols e 59 assistências (Clubes) / 12 jogos e 2 gols (Seleção principal e de base).

Títulos: Campeonato Paulista, Copa do Brasil (2x), Copa Libertadores da América, Campeonato Ucraniano (6x), Copa da Ucrânia (5x), Campeonato Gaúcho, Sul-Americano Sub-20 e Copa do Mundo Sub-20.

Prêmios Individuais: Seleção da Copa Libertadores da América (2023), Artilheiro do Brasileirão Sub-20 (2009), Seleção do Campeonato Gaúcho (2023) e Melhor jogador do mês do Brasileiro (Outubro/2023).


No Esporte Stats você acompanha tudo sobre os campeonatos nacionais e internacionais dos diversos esportes espalhados pelo Mundo, além de estatísticas, informações e notícias esportivas. Portanto, acesse nossa página no Facebook e acesso nosso perfil no Twitter para saber mais e não perder nenhuma postagem do site.

This post was last modified on 28 de dezembro de 2023 14:36

Marcos Garcia: Jornalista formado pela PUC-PR. Já escrevi sobre diversos esportes ao longo dos anos. Aqui, falo e escrevo sobre futebol e suas histórias.

This website uses cookies.