28.8 C
Brasil
quarta-feira, julho 30, 2025

Alan Patrick l A carreira do camisa 10 do Internacional

----- Anúncio -----

Em 2023, poucos jogadores da América do Sul registraram um ano tão produtivo quanto Alan Patrick. Camisa 10 do Internacional, um dos mais tradicionais clubes do Brasil, o meio-campista termina a temporada com 16 gols e 10 assistências em 62 jogos oficiais. Em 2024, ano em que completa 33 anos, ele busca vôos mais altos.

Natural de Catanduva (SP), Alan Patrick inicia a carreira no Santos. Pelo Peixe, faz parte de uma geração de ouro do clube paulista e estreia como profissional em 2010. Ao lado de Neymar e Paulo Henrique Ganso, disputa 19 partidas ao longo do ano e marca 4 gols. Mais do que isso, participa dos títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista.

No ano seguinte, Alan Patrick faz apenas 14 jogos e marca 2 gols com a camisa do Santos. Apesar do título da Libertadores, o Meia vai em busca um novo desafio e é negociado por 4 Milhões de Euros no meio da temporada. O destino do atleta é o Shakhtar Donetsk, equipe conhecida por apostar em jovens brasileiros.

A CARREIRA DE ALAN PATRICK NA EUROPA E O RETORNO AO BRASIL

----- Anúncio -----

Na Ucrânia, Alan Patrick passa por um período ruim entre 2011 e 2013. Por conta disso, acaba emprestado ao Internacional apenas dois anos após a sua chegada ao futebol europeu. Durante a primeira passagem pelo colorado, anota 5 gols e dá 6 assistências. Além disso, conquista o Campeonato Gaúcho de 2014.

Antes de retornar ao futebol ucraniano, Alan Patrick é emprestado para outros dos times brasileiros. Pelo Palmeiras, ele participa de 13 jogos em 2015 e marca 1 gol, com duas assistências. Já pelo Flamengo, o Meia completa 76 partidas, marca 15 gols e dá 11 assistências. Agora mais maduro, volta ao Shakhtar Donetsk na temporada 2016/17.

Em sua segunda tentativa no futebol europeu, Alan Patrick finalmente deslancha. Com isso, em cinco temporadas pelo Shakhtar Donetsk, conquista sete títulos, marca 20 gols e dá 25 assistências. Ao todo, chega aos 135 jogos com a camisa do time ucraniano, mas decide retornar ao Brasil em janeiro de 2022. De volta ao Internacional, ele mantém o ótimo nível.

A VOLTA DEFINITIVA AO BRASIL E O RESSURGIMENTO DE ALAN PATRICK

----- Anúncio -----

Após completar 30 anos, Alan Patrick volta ao Internacional em 2022. Apesar dos números sólidos na Ucrânia, o retorno do meia ao futebol brasileiro causa desconfiança. Em sua primeira temporada no Colorado, ele participa de 30 jogos e marca 7 gols, além de 4 assistências. Porém, a consagração viria no ano seguinte.

Em 2023, Alan Patrick leva o Colorado à semifinal da Libertadores da América e é escolhido um dos melhores jogadores do torneio. Em uma temporada com mais de 60 jogos disputados, ele dobra o número de gols e assistências de 2022 e se consolida como o camisa 10 do Internacional. No momento, ele tem contrato até 2025 com o time gaúcho.

Para a próxima temporada, Alan Patrick busca manter o nível de 2023 e levar o Internacional novamente a um título de expressão. Além disso, o Meia quer voltar a ser chamado para a seleção brasileira; Ao todo, entre as categorias Sub-19, Sub-20 e principal, ele soma 12 jogos e 2 gols com a Amarelinha durante a carreira.

FICHA TÉCNICA: ALAN PATRICK

Clubes: Santos, Shakhtar Donetsk, Palmeiras e Flamengo
Clube Atual:
Internacional

----- Anúncio -----

Números na Atual temporada: 62 jogos; 16 gols e 10 assistências.
Números ao longo da carreira
:  415 jogos, 73 gols e 59 assistências (Clubes) / 12 jogos e 2 gols (Seleção principal e de base).

Títulos: Campeonato Paulista, Copa do Brasil (2x), Copa Libertadores da América, Campeonato Ucraniano (6x), Copa da Ucrânia (5x), Campeonato Gaúcho, Sul-Americano Sub-20 e Copa do Mundo Sub-20.

Prêmios Individuais: Seleção da Copa Libertadores da América (2023), Artilheiro do Brasileirão Sub-20 (2009), Seleção do Campeonato Gaúcho (2023) e Melhor jogador do mês do Brasileiro (Outubro/2023).


No Esporte Stats você acompanha tudo sobre os campeonatos nacionais e internacionais dos diversos esportes espalhados pelo Mundo, além de estatísticas, informações e notícias esportivas. Portanto, acesse nossa página no Facebook e acesso nosso perfil no Twitter para saber mais e não perder nenhuma postagem do site.

----- Anúncio -----
Marcos Garcia
Jornalista formado pela PUC-PR. Já escrevi sobre diversos esportes ao longo dos anos. Aqui, falo e escrevo sobre futebol e suas histórias.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas